segunda-feira, 12 de março de 2007

As intituições que eu respeito ou Sobre o prazer de rir e foder.

É importante lembrar que atualmente vivemos a maior experiência democrática da história de nosso país: eleições diretas para presidente, direitos civis garantidos e inclusão no estado do direito de todos os cidadãos. Todos? Com certeza, não.
Essa tal experiência democrática brasileira funciona, mas só da classe mérdea pra cima. Por isso acho importante respeitar instituições que realmente sejam democráticas e acessíveis a toda população, e as únicas às quais eu devo meu total apoio e respeito são a piada e a putaria.
Que outras duas instituições merecem nosso total apoio e respeito: O Estado, que no nosso país funciona pela metade, pois regula a nação para favorecer apenas uma pequena parte dela enquanto espolia a outra ou a Religião, dando nosso dízimo e nossa consciência livre aos pastores? Quais idéias institucionalizadas em nosso país que permeiam todas as camadas da sociedade, sem distinção? Quais outras ideologias são tão institucionalizadas e presentes no imaginário e no cotidiano brasileiro?
Pesava-nos a culpa de não ter respeito pela nossa cultura e pela nossa história, de não termos amor por nosso país. Respeitamos e amamos sim, mas àqueles valores que realmente nos servem para tornar a vida mais fácil, leve e alegre, já que as outras instituições nos tiram as possibilidades que deveriam fornecer.
A piada e a putaria nos ajudam em vários campos de nossa vida e nos dão direitos que nenhum estado democrático jamais poderá fornecer: a liberdade para rir e foder, sem culpa, sem medo de represálias e sem vergonha, com orgulho e prazer.
Barbara
Domingoensolaradovinteenovedeoutubrodedoismileseis
.